Roteiro – Cordón del Plata – Iniciação à Alta Montanha


1º dia: Brasil – Mendoza

Embarque com destino a Mendoza. Pernoite em hotel.

2º dia: Mendoza

Dia livre para aluguel e organização dos equipamentos e compras de suprimentos. Pernoite em hotel.

3º dia: Mendoza – Refugio Mausy – Las Veguitas

Saída do hotel às 08:30 em transporte privado (veículo 4×4 ou van) com destino à Quebrada de Vallecitos. Chegada às 10:00 e acomodação no Refugio Mausy ou no Refugio San Bernardo, localizados entre 2800 m e 2900 m de altitude. Caminhada de aclimatação e transporte de equipamentos e suprimentos até o acampamento Las Veguitas (3200 m). Regresso ao refúgio às 17:00 para o jantar e pernoite.

4º dia: Ascensão a La Cadenita

Saída do refúgio às 09:00 para ascensão ao cume dos cerros Andresito (3116 m) e Arenales (3381 m), seguindo para La Cadenita, uma sequência de montanhas acima de 3500 m: Lomas Blancas (3659 m), Estudiantes (3700 m), Cáucaso (3800 m) e Iluso (3850 m). Regresso ao refúgio às 18:00 para o jantar e pernoite.

5º dia: Refugio Mausy – Las Veguitas

Saída do refúgio às 10:00 e caminhada até Las Veguitas (3200 m), onde estabeleceremos nosso acampamento-base. Restante do dia livre para descanso e preparação dos equipamentos para ascensão aos cerros Adolfo Calle e Stepanek.

6º dia: Ascensão aos cerros Adolfo Calle (4260 m) e Stepanek (4180 m)

Sairemos das barracas às 07:00, caminhando até a zona conhecida como Las Veguitas Superior (3400 m), de onde iniciaremos a subida do longo “acarreo” de pedras que dá acesso à “Canchita de Fútbol”, zona intermediária entre os cerros Stepanek e Adolfo Calle. A ascensão dessas duas montanhas tem uma duração prevista entre 6 e 8 horas, sendo o retorno ao acampamento-base estimado entre 2 e 3 horas.

7º dia: Las Veguitas

Dia de descanso, com possibilidade de realização de um trekking exploratório pela pouco conhecida Quebrada del Medio.

8º dia: Ascensão aos cerros Capilla (4060 m) e San Bernardo (4150 m)

Sairemos das barracas às 07:00, atravessando o pequeno riacho que se encontra ao norte do acampamento-base e iniciando a subida do “acarreo” que conduz até a aresta que separa a Aguja CABA (3507 m) do Cerro San Bernardo. No final da aresta chegaremos a uma zona formada por grandes blocos de pedra e, após vários passos de “escalaminhada”, atingiremos a base do Cerro Capilla, cujo cume é alcançado após um pequeno lance de escalada de baixo grau de dificuldade técnica. Após descermos do Cerro Capilla, continuaremos por uma trilha fácil e bem marcada até o cume do Cerro San Bernardo. A ascensão dessas duas montanhas tem um duração prevista entre 4 e 5 horas, sendo o retorno ao acampamento-base estimado entre 2 e 3 horas. Dependendo do estado físico do grupo e do horário, poderemos seguir pela aresta em direção ao cume do Cerro Mausy (4563 m), o que demanda entre 2 e 3 horas extras de subida e mais 1 ou 2 horas de descida.

9º dia: Quebrada de Vallecitos – Mendoza

No penúltimo dia do roteiro desceremos até a área dos refúgios para embarque em transporte privado (veículo 4×4 ou van) e retorno a Mendoza. O restante do dia será reservado para devolução dos equipamentos alugados e descanso. Pernoite em hotel.

10º dia:  Mendoza – Brasil

Embarque para retorno ao Brasil.



AAGM AAGPM EPGAMT
Imagens de solução
PagSeguro