Curso de Preparação Técnica para o Aconcagua
Carga horária: 16 horas.
Instrutor: Marcelo Delvaux
Guia de montanha profissional, com certificação pela Escuela Provincial de Guías de Alta Montaña y Trekking – EPGAMT / Argentina. Associado à AAGM / AAGPM e credenciado no Parque Provincial Aconcagua. Pratica montanhismo e escalada desde a década de 90, com quatorze anos de experiência em alta montanha e dezenas de expedições realizadas em países como Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Guatemala e Tibete. Tem em seu currículo inúmeras montanhas andinas acima de 6000 m, como o Aconcagua (6959 m), o Ojos del Salado (6893 m), o Mercedario (6770 m), o Sajama (6542 m), o Chimborazo (6310 m), o Illimani (6439 m) e o Tocllaraju (6032 m), dentre outras. Líder da primeira expedição de Minas Gerais ao Himalaia em 2009, que teve como objetivo a escalada ao Cho Oyu (8201 m), a sexta montanha mais alta do mundo.
Opções de pagamento:
- Cartões de crédito: em até 3 x sem juros.
- Cartões de débito.
- Boleto bancário.
- Depósito bancário.
Curso inédito no Brasil, ministrado por um especialista brasileiro: Marcelo Delvaux tem 8 cumes no Aconcagua e 100% de aproveitamento por temporada (pelo menos um cume por temporada), guiando expedições na montanha mais alta dos Andes. É guia de montanha profissional certificado pela EPGAMT e associado à AAGM / AAGPM, além de ser guia oficial credenciado no Parque Provincial Aconcagua, habilitado legalmente a guiar expedições ao cume.
Com as informações, dicas e conselhos de um especialista você:
- Aumenta as chances de sucesso de seu grupo, com uma maior margem de segurança e menor exposição aos riscos envolvidos.
- Garante uma melhor performance e otimiza os gastos adquirindo e/ou alugando os equipamentos e roupas mais adequados.
- Economiza na logística da expedição, conhecendo e contratando os serviços com melhor custo-benefício.
- Elabora a estratégia de aclimatação e ascensão mais adequada à sua experiência e nível técnico.
Conteúdo:
1. A montanha: características e rotas principais
- Descrição das principais características físicas do Aconcagua e seu impacto nas atividades de montanhismo.
- Apresentação dos detalhes e especificidades da Rota Normal e da Rota 360 Graus (dificuldade, acampamentos, distâncias, desníveis, etc.), incluindo os trechos de aproximação até a Plaza de Mulas pela Quebrada de Horcones e até a Plaza Argentina pelas Quebradas de Vacas e Relinchos.
2. Planejamento da expedição
- Principais aspectos a serem considerados no planejamento de uma expedição ao Aconcagua.
- Descrição detalhada dos custos envolvidos e elaboração de um planejamento financeiro e orçamento para a expedição.
3. Aspectos legais
- Regras vigentes no Parque Provincial Aconcagua para visitantes e prestadores de serviços.
- Como escolher e contratar os serviços logísticos para uma expedição, identificando as empresas e guias de trekking e de montanha que atuam legalmente, conforme as leis em vigor na Argentina e na Província de Mendoza e as regras internas do Parque Provincial Aconcagua.
4. Condições climáticas
- Características e particularidades do clima na região do Aconcagua que podem afetar a realização de uma expedição.
- Ferramentas mais adequadas para realização de prognósticos climáticos e determinação de uma janela de bom tempo para o ataque final ao cume do Aconcagua.
5. Aclimatação à altitude e patologias de montanha
- Descrição do comportamento do corpo humano em grandes altitudes, em função de uma exposição à estados de hipoxia ou baixa pressão de oxigênio.
- Apresentação do processo de aclimatação do corpo humano à altitude e a condições de hipoxia.
- Fatores que determinam uma correta estratégia de aclimatação à altitude.
- Signos e sintomas do “mal de altitude” ou Mal Agudo de Montanha (MAM) e principais patologias relacionadas ao ambiente de alta montanha.
6. Estratégias de aclimatação e ascensão
- Tipos de estratégias disponíveis para aclimatação à altitude e escalada de grandes montanhas.
- Estratégias específicas de aclimatação à altitude e ascensão ao cume do Aconcagua, considerando-se as especificidades da Rota Normal e da Rota 360 Graus. As estratégias apresentadas incluem as diversas possibilidades para aclimatação nessas duas rotas, determinando em cada estratégia quais acampamentos utilizar, quantas vezes subir e descer, etc., além de fazer uma avaliação crítica se vale ou não a pena aclimatar-se antes de se entrar no Parque Provincial Aconcagua. Também serão discutidas as melhores estratégias conforme os diversos níveis de experiência, grau de condicionamento físico e capacidade técnica do grupo.
7. Roupas e equipamentos
- Apresentação dos tipos de roupas e equipamentos mais adequados para as particularidades e condições climáticas do Aconcagua, incluindo as características de tecidos, fibras e materiais e a recomendação das marcas e modelos mais utilizados e de eficiência e eficácia comprovados.
- Demonstração do uso de cada roupa e equipamento descrito. Todos os itens apresentados estarão disponíveis para exame por parte dos participantes, para que conheçam suas características, orientando a aquisição dos mesmos antes de uma expedição ao Aconcagua.
- Apoio aos participantes para que estabeleçam uma lista de compra e/ou aluguel de roupas e equipamentos com um melhor custo-benefício, de maneira a otimizar os gastos da expedição.
8. Acampamentos
- Descrição das melhores práticas para se montar um acampamento de altitude, cujas características diferem drasticamente dos acampamentos montados em regiões de baixa altitude, como no Brasil.
- Dicas e conselhos para se escolher os equipamentos mais adequados para um acampamento de altitude e de como utiliza-los adequadamente.
9. Preparação da logística
- Recomendações para a organização dos equipamentos e suprimentos da expedição e envio dos mesmos aos acampamentos.
- Recomendações para preparação da mochila nas diversas etapas da expedição.
- Recomendações para os equipamentos e suprimentos a serem enviados para os acampamentos avançados e a estratégia para abastecimento desses acampamentos.
- Tipos de serviços logísticos existentes e identificação dos serviços com melhor custo-benefício, visando otimizar os gastos da expedição e melhor a performance do grupo, aumentando as chances de sucesso.
10. Riscos
- Descrição dos principais fatores de riscos envolvidos na ascensão ao cume do Aconcagua.
- Apresentação dos acidentes e incidentes mais comuns na Rota Normal e na Rota 360 Graus.
- Identificação dos pontos que apresentam um maior grau de exposição a riscos na Rota Normal e na Rota 360 Graus e que requerem maior atenção por parte dos montanhistas.
- Estratégias para minimização dos riscos nas duas rotas descritas.
11. Orientação na montanha
- Apresentação dos principais pontos onde existe uma maior probabilidade de extravio na Rota Normal e na Rota 360 Graus, em condições de baixa visibilidade e/ou nevascas.
- Recomendações para evitar perder-se na Rota Normal e na Rota 360 Graus, em condições de baixa visibilidade e/ou nevascas, com dicas de pontos de referência que ajudam na localização da rota correta.
12. Recomendações gerais
- Dicas e conselhos relacionados ao treinamento físico, alimentação na montanha, preparação psicológica e outros aspectos decorrentes das características de uma escalada em alta montanha, com ênfase nas particularidades do Aconcagua.
Informações e reservas
![]() |